domingo, 27 de setembro de 2009

EXPLORACÃO DE PETRÓLEO NO PRÉ-SAL



EXPLORACÃO DE PETRÓLEO NO PRÉ-SAL



Pré-sal é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de subsal. As rochas reservatório deste tipo de região normalmente são encontradas em regiões muito profundas, de difícil localização e de acesso mais complexo. A maior parte das reservas petrolíferas "pré-sal" ou "subsal" atualmente conhecidas no mundo está em áreas marítimas profundas e ultra-profundas.




O pré-sal brasileiro



As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API.O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal[3]. Segundo Márcio Rocha Mello, geólogo e ex-funcionário da Petrobras, a área do pré-sal poderia ser bem maior do que os 800 quilômetros, se estendendo de Santa Catarina até o Ceará.[4]



Apenas com a descoberta dos três primeiros campos do pré-sal, Tupi, Iara e Parque das Baleias as reservas brasileiras comprovadas, que eram de 14 bilhões de barris, aumentaram para 33 bilhões de barris. Além destas existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris.



A descoberta do petróleo nas camadas de rochas localizadas abaixo das camadas de sal só foi possível devido ao desenvolvimento de novas tecnologias como a sísmica 3D e sísmica 4D, de exploração oceanográfica, mas também de técnicas avançadas de perfuração do leito marinho.

Geologia


De uma maneira simplificada, o Pré-Sal é um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal (halita e anidrita) neoapitiniano que se estende nas Bacias de Campos e Santos desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis respectivamente. A espessura da camada de sal na porção centro-sul da Bacia de Santos é de aproximadamente 2.000 metros, enquanto na porção norte da bacia de Campo está em torno de 200 metros. A área de ocorrência conhecida destes reservatórios, segundo a Petrobras (2008), é de 112.000 km² dos quais 41.000 km² (38%) já foram licitados e 71.000 km² (62%) ainda por licitar.



10 comentários:

  1. Muito interessante o texto! Descobri alguns tópicos que eu tinha dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. "Petróleo" Fonte de energia não renovável!
    Hoje o Brasil vem se destacado, com a descobertas de novas fontes de petróleo encontrada na camada mais profunda do pós sal chamado (Pré sal). Essa descoberta pode fazer com que a Brasil seja alto suficiente na produção de combustíveis fosséis.
    Devemos lembrar que os combustíveis fosseis são energia não renovável, e pela combustão do combustíveis, são um dos produtores com maior intensidade de CO2 responsável pelo aquecimento global.
    Por isso o mundo vem buscando novas fonte de energia como o Biodisel, que tem um menor impacto no meio ambiente.

    Marilia Muito bom seu blog parabéns. O assunto abordado nele é de extrema importância para todos os brasileiros..
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom achei muuito interessante essa pesquisa , assunto muito importante aliás aki no ES tão descobrindo muito petróleo agora

    ResponderExcluir
  4. Como tem sido muito discutido, essa descoberta ajuda a economia brasileira e ainda diminui a especulação sobre o preço do petróleo. No entanto acho q não devemos parar de investir nas fontes de energia renovavel e q não liberem moléculas novas de CO2 na atmosfera. Tmos q pensar um pouco antes de comemorar isso.
    Ótimo assunto para se discutir.
    Acredite no seu país, nós fazemos a diferença!

    ResponderExcluir
  5. O Petróleo é a riqueza de nosso país!
    Só com ele que o Brasil,algum dia possa ser um país de 1º mundo.

    ResponderExcluir
  6. as descorbetas de Petróleo no Brasil tem sido muito importante ,pois com isso mais pessoas estão sendo contratadas,assim melhorando a qualidade de vida dos brasileiros...
    muito bom o seu blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. a economia brasielira melhora cada dia mais devido as descorbetas de petróleo no Pré-sal...
    seu blog é muito interessante pois relata o que acontece na economia brasileira atua!!

    ResponderExcluir
  9. muito importante esse assunto
    esta bem ligada hein amiga
    é uns dos assuntos que sao mais discutidos
    parabens

    ResponderExcluir
  10. achei muito interessante pois até o ES que jugam ''pobre''.tem petróleo ssendo discoberto lá
    provando que o Es e tambem rico em petroleo

    ResponderExcluir